0

A partir desta segunda-feira, 16/09, os paulistanos poderão pagar suas viagens de ônibus com cartões de crédito, débito e pré-pago que tenham a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC, sigla em inglês para Near Field Communication). Também serão aceitos os dispositivos móveis que tenham a tecnologia NFC (pulseira, adesivo ou tag de relógio) e pagamento por celular (Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay, etc). Inicialmente, o sistema aceitará as bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

Conforme publicado pelo MacMagazine, o MetrôRio saiu na frente mas a cidade de São Paulo está finalmente entrando na onda do transporte público pago por celulares ou outros meios sem contato (contactless).

O projeto será iniciado, em fase de testes, com 200 ônibus que fazem a rota de 12 linhas na cidade e atendem cerca de 2,9 milhões de passageiros por mês. O piloto durará aproximadamente três meses — ou até atingir um limite de 500 mil transações, o que chegar primeiro — e, em seguida, será aplicado a mais ônibus e linhas gradualmente até que chegue a toda a malha rodoviária de São Paulo.

Cobradores de ônibus

Questionado se o pagamento no cartão vai diminuir o número de cobradores nos ônibus, o prefeito Bruno Covas disse que há tempos essa questão vem sendo discutida e que a porcentagem de pagamentos feitos em dinheiro não justifica. “Eu acho que não faz mais sentido hoje. Menos de 5% das passagens são pagas em dinheiro”, disse.

Ele disse ainda que a questão dos cobradores está em negociação para que a não haja demissão. “Reaproveitando esses servidores dentro das empresas. Desde já a gente vem defendo essa questão na cidade, e sou a favor dessa modernização”.

Via MacMagazine com informações Agência Brasil

 

Hotminds

Veja também