Criatividade & InovaçãoVídeos

Futuro do Circo: Animais de verdade são trocados por show com hologramas

0

Na Alemanha, o Circo Roncalli deixou de utilizar animais vivos em suas apresentações e agora usa hologramas para projetar animais virtualmente em seu espetáculo.

“Tomamos essa decisão para beneficiar os animais. O foco do Circus Roncalli são os números acrobáticos e poéticos”, afirmou o diretor de mídia da companhia circense, Markus Strobl, ao jornal alemão RP Online.

Esquema de projeção utiliza 11 câmeras de alta definição (Foto: blueBOX.de)

A decisão de abolir o uso de animais nos espetáculos é também estratégica, uma vez que o circo se apresenta em centros urbanos, onde não há acomodações apropriadas para os animais, revelou Strobl.

O público se encanta ao ver hologramas de elefantes, peixes e cavalos, que são exibidos conforme se apresentam os palhaços e os artistas no trapézio. O circo segue uma tendência mundial do banimento de animais em espetáculos circenses.


 

Segundo informações de campanha da ONG Animal Defenders Internationalem diversos locais do planeta a exploração de animais em circos é ilegal, como na Bolívia, México, Áustria e Bélgica. No Brasil, esse banimento abrange 11 estados e mais de 20 cidades.

“Esse é o futuro do circo: uma apresentação na qual o público possa desfrutar sem que seres vivos sejam utilizados como objetos de entretenimento”, afirmou o presidente da ONG, Jan Creamer.

Vídeo fornecido por blueBOX GmbH (Castrop-Rauxel, Alemanha)