Com o aumento de smartphones conectados à Internet, o conteúdo verticalizado também cresceu nas mídias sociais. Quando o Instagram lançou o IGTV, em 2018, a aposta da rede social era ditar uma nova tendência: os vídeos em formato vertical (9:16). Embora tenha possibilitado o upload de vídeos horizontais, o IGTV inspirou criadores de conteúdo no mundo todo a explorarem um novo formato de produção.
Acompanhando a tendência, a China está indo além. Os produtores orientais criaram e editaram dramas especialmente para quem prefere assistir vídeos com o smartphone na vertical.
Em 2018, a gigante Tencent liberou séries neste formato, incluindo títulos como My ‘Boyfriend-ish Sister‘ e ‘My Idiot Boyfriend‘. No mesmo ano, a chinesa Baidu também lançou sua própria produção vertical — intitulada ‘Ugh! Life!‘. Em 2019, foi a vez da comédia ‘Arg Director’.
Conforme publicado pelo The Next Web, as principais características de uma série vertical são:
Os vídeos representarão 80% de todo o tráfego na Internet, segundo estudo da Cisco. E os dispositivos móveis são cada vez mais indispensáveis no cotidiano das pessoas em todo o planeta. Logo, era de se esperar que a indústria criativa olhasse para essa realidade.
Steven Spielberg, por exemplo, está criando uma série de terror (que só poderá ser vista à noite) para o serviço de streaming Quibi — plataforma criada especialmente para exibir filmes e séries em dispositivos móveis, com lançamento previsto para abril de 2020.
Junção de “quick” com “bites”, o Quibi terá episódios de 7 a 10 minutos. “São especificamente gravados para serem assistidos em qualquer lugar. Se você tem entre 25 e 35 anos, depois de se levantar você fica no smartphone por mais de 5 horas”, disse o fundador do Quibi, Jeffrey Katzenberg, em entrevista à Variety.
É relevante destacar que as produções de vídeos verticais não são exclusivas da criatividade chinesa, mas fazem parte de um novo contexto pautado pelo próprio formato vertical móvel. Em outras palavras, o vídeo para dispositivos móveis é uma nova possibilidade para criativos de todo o mundo desenvolverem novos conteúdos e descobrirem o que melhor agrega valor para a indústria do streaming e da criatividade em geral.
Fonte: Streaminds
Lançado em setembro de 2020, em Goiânia, a 1ª edição do Festival Livre Leve Live…
Qual foi a última vez que você atualizou suas senhas online? Acompanhando de forma criteriosa…
O ano de 2020 chega com muitas tendências no universo digital para empreendedores, empresas e…
Por que você espera para fazer aquela viagem extraordinária? Por que você ainda não conquistou…
Trecho da apresentação de Fabiana Tabaczenski no Hotminds Open Talks "Repensar & Empreender" (2017)
Neste 12 de Outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, vale…