A Revolução Digital mudou drasticamente a lógica do mundo do trabalho. Se na revolução industrial a previsibilidade e o controle eram os requisitos que pautavam o desempenho dos profissionais e organizações, nos novos tempos esses requisitos dão espaço à imprevisibilidade e constante mudança. Essa transformação da nossa realidade tem deixado a maioria das pessoas perdidas, agindo como se ainda vivessem no século passado.
E esse “vício” de comportamento tem sido o custo do futuro para milhares de profissionais que deixam a oportunidade de se adaptar a essa nova realidade e de se reinventar para se tornar um Profissional do Futuro. O resultado é uma crise de escassez de talentos mundo afora – uma crise que também reflete a falta de preparação e investimento dos profissionais em suas carreiras e autodesenvolvimento.
Ainda é tempo para aqueles que querem fazer uma manobra genuína para assumir o protagonismo de sua jornada. E o COMO fazer isso é o que investigamos à fundo avaliando a trajetória de carreira de quem já fez essa transição E o ponto de partida está em superar os 6 maiores desafios do futuro no presente: Falta de Clareza, Falta de Foco, Falta de Oportunidades, Falta de Tempo, Falta de Apoio e Falta de Dinheiro. Conheça cada um deles:
Clareza: Sem conhecer quem você é e o que você quer, nenhum caminho levará você ao seu lugar.
A Era 4.0 gera cada vez mais oportunidades e alternativas de caminhos possíveis. Se encontrar no meio de tantas possibilidades é fator-chave para conseguir identificar opções mais alinhadas à seu perfil, otimizar seus talentos, se diferenciar da multidão e gerar resultados e exponenciais.
Foco: Ter foco é dizer sim ao que é importante para você agora e rumo ao futuro.
O fato de vivermos tempos de imprevisibilidade não significa que não tenhamos que agir estrategicamente e definir um Plano de Carreira para manter o foco no que importa e ter um direcionador de longo prazo na definição de escolhas de curto prazo.
Oportunidade: As oportunidades vão existir se você estiver pronto para reconhecê-las e aproveitá-las.
Para aproveitar as diversas oportunidades de novas atuações, formatos produtivos e dinâmicas de mercado, é preciso, antes de tudo, conhecer as tendências, tecnologias, ferramentas e processos que estão sendo introduzidos no seu segmento de atuação.
Tempo: A prioridade e o planejamento são usos inteligentes do tempo e os atalhos mais efetivos para você viver sua vida ideal.
Se organizar conforme seus objetivos e prioridades é abrir espaço para que o futuro em que intenciona viver seja construído no aqui e agora em cada hábito, rotina e escolha que definir dentro de um plano diário, semanal, mensal e anual.
Dinheiro: O dinheiro compra satisfação e qualidade de vida. Mas não compra realização e felicidade.
Ponha o dinheiro em seu devido lugar. Ter dinheiro para viver é bem diferente de viver para ter dinheiro. E a única forma de inverter essa lógica é estipulando regras e usos que serão atribuídos ao dinheiro, além da dimensão e importância que ele terá no seu futuro.
Apoio: Sua vida é sua responsabilidade. Mas, seu futuro é uma co-construção.
O novo mundo é hiperconectado e mais atento a relacionamentos com laços de lealdade, colaboração e reciprocidade. Cultivar sua rede e fazer dela sua força é uma decisão que você deve fazer agora e seguindo uma estratégia de longo prazo.
Se você quer fazer um diagnóstico de como está seu comportamento atual para cada um desses 6 fatores e também descobrir o que fazer para “virar a chave” na construção de uma Carreira 4.0 – à prova de crises existenciais e transformações digitais – acesse GRATUITAMENTE a Mandala Diagnóstica para Profissionais do Futuro.
Publicado originalmente em Ciência do Protagonismo. Usado com permissão.
Lançado em setembro de 2020, em Goiânia, a 1ª edição do Festival Livre Leve Live…
Qual foi a última vez que você atualizou suas senhas online? Acompanhando de forma criteriosa…
O ano de 2020 chega com muitas tendências no universo digital para empreendedores, empresas e…
Por que você espera para fazer aquela viagem extraordinária? Por que você ainda não conquistou…
Trecho da apresentação de Fabiana Tabaczenski no Hotminds Open Talks "Repensar & Empreender" (2017)
Neste 12 de Outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, vale…
View Comments