Podcasts

Desemprego e Protagonismo na Nova Realidade do Mundo do Trabalho

0

De acordo com dados divulgados em 28/06/2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego no país é de 12,3% e atinge 13 milhões de pessoas no Brasil, praticamente igual ao mesmo período de 2018.
⠀⠀⠀
Um número que chama atenção é a população subutilizada (28,5 milhões), ou seja, as pessoas que estão desempregadas, que trabalham menos do que poderiam, que não procuraram emprego mas estavam disponíveis para trabalhar ou que procuraram mas não estavam PREPARADAS para a vaga.
⠀⠀⠀
E como garantir que o futuro do trabalho seja abrangente e inclusivo? Esta é uma das perguntas que mais aparecem quando o assunto é o futuro do trabalho.
⠀⠀⠀
Em janeiro d 2019, durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, cerca de 250 autoridades das 20 principais economias do mundo (G20) discutiram sobre o assunto. Jack Ma, o presidente-executivo do Alibaba Group Holding, forneceu insights que faço questão de compartilhar com você.
Olha o que ele disse:
⠀⠀⠀
  • É inteligente contratar pessoas mais inteligentes que você; ⠀⠀⠀
  • Os melhores profissionais são otimistas;
  • Ajude as pessoas a serem melhores que você; ⠀⠀⠀
  • Para gerenciar pessoas inteligentes, você precisa usar culturas e sistemas de valores (para que acreditem no que fazem). Pessoas estúpidas você controla com regras e documentos; ⠀⠀⠀
  • As máquinas do futuro têm chips, os humanos têm corações. A educação deve seguir nesse rumo; ⠀⠀⠀
  • Abrace a mudança. Se você não pode mudá-la, abrace-a.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
___
NOTA DO PODCASTER:
E você, está mesmo se preparando para ser um(a) protagonista na nova realidade do mundo do trabalho?
Eu converso sobre isso com minha amiga Elzí Campos. Às vezes, eu digo: “tenho a sensação de que as pessoas estão indiferentes aos problemas do mundo e às suas próprias vidas”.
Ela sempre me diz que “o protagonismo é de cada um”, ou seja, podemos ajudar com mentoria, jornadas, planos de carreira, modelagem de negócios…
Mas é necessário que cada um abrace a mudança, perceba os benefícios AGORA e no futuro.

Gostou do podcast? Acompanhe:

Ouvir no Spotify | Ouvir no Apple Podcasts | Ouvir no Google Podcasts

Acompanhe este podcast em marcosfelix.pro/podcast

Login/Registar