O futuro, o passado e o presente nunca andaram tão juntos como agora. A grande oportunidade que a Era 4.0 oferece é a possibilidade de usarmos nossa história (com todos os erros e acertos) para legitimar nossas escolhas presentes e gerar o futuro que queremos e merecemos. Mas por que digo isso?
São tempos em que o que foi verdade para nossos pais e avós sobre sucesso e carreira simplesmente não cabe mais na ausência de molduras e limites da era digital. Mas, a maioria das pessoas ainda não percebeu a imensidão de possibilidades que esse novo mundo nos traz.
AINDA! Porque se você olhar bem ao seu redor, vai reconhecer pessoas que já “despertaram” para o dinamismo dos novos tempos e que conseguiram se reinventar e se transformar em Profissionais do Futuro. E esse número só cresce! São pessoas que fizeram uma transição de carreira para investir no seu talento, empreender causas que representam seus propósitos, ou criar uma nova profissão (literalmente!).
1. Seu Talento, Seu Produto: Marcos Félix, 35 anos, consultor na Hotminds.
Marcos tem um talento singular: capacidade de curar conteúdos e transformá-lo em valor aplicado para diferentes tipos de negócio, em especial novos negócios que já nascem alinhados à lógica da economia 4.0. Marcos é um verdadeiro tradutor de tendências da nova realidade do mercado que pode ser aplicado no desenho de novos produtos e serviços.
Depois de acumular experiência pelo mundo corporativo na área de marketing, Marcos decidiu unir essa experiência com seu talento e oferecê-lo como consultoria direta para o cliente. Então, ele se reinventou ao investir no seu principal talento (fazer a curadoria de conteúdos e achar valor neles) e hoje atua como consultor e conteudista na Hotminds.
2. Seu Propósito, Seu Negócio: Renata Moraes, 33 anos, 2 filhos, fundadora da Impulso Beta.
Renata sempre teve uma inquietude diante dos desafios da mulher no mercado de trabalho. O questionamento principal era: como eu posso ajudar a promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino? Renata entendeu que essa pergunta refletia mais que um incômodo, era o reflexo de seu propósito.
Então, decidiu mergulhar nesse assunto e construir um negócio que ampliasse seu propósito tendo como missão gerar inteligência de gênero. Assim nasceu a Impulso Beta, empresa que atende organizações comprometidas com a promoção de igualdade de gênero no acesso de mulheres a cargos de liderança.
3. Seus Interesses, Sua Profissão: Rafael Merlo, 36 anos, nova profissão como Terapeuta Agricultor.
Rafael é engenheiro ambiental e hídrico, além de terapeuta prânico – uma técnica de limpeza energética que pode ser aplicada a seres humanos, animais e vegetais. Rafael uniu essas duas paixões e aplicou em uma plantação de café. O objetivo era verificar o quão efetiva a técnica do Pranica Healing seria para aumentar a produtividade e qualidade dos frutos do café. E os resultados disso FORAM SURPREENDENTES.
A diminuição da necessidade de recursos hídricos e aditivos químicos na plantação são muito expressivos. E num país que é o maior exportador de café do mundo! Rafael literalmente se descobriu em uma nova profissão para um mercado emergente e, com isso, transformou sua própria empregabilidade.
Esse três amigos e incríveis Profissionais do Futuro são inspiração e exemplo de como o futuro é construído no aqui e agora quando nos dispomos a conectar os pontos de nossa história e fazer um mergulho na definição do que nos torna únicos. Por isso, é preciso entender onde está a nossa verdadeira proposta de valor para o mundo e usá-la para criar um plano de carreira que nos transforme no profissional que de fato queremos ser.
Publicado originalmente em Ciência do Protagonismo. Usado com permissão.
Lançado em setembro de 2020, em Goiânia, a 1ª edição do Festival Livre Leve Live…
Qual foi a última vez que você atualizou suas senhas online? Acompanhando de forma criteriosa…
O ano de 2020 chega com muitas tendências no universo digital para empreendedores, empresas e…
Por que você espera para fazer aquela viagem extraordinária? Por que você ainda não conquistou…
Trecho da apresentação de Fabiana Tabaczenski no Hotminds Open Talks "Repensar & Empreender" (2017)
Neste 12 de Outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, vale…