Richard Browning é um inventor e empresário britânico, conhecido como o “Homem de Ferro” da vida real.
Em março de 2017, Browning fundou a Gravity Industries, empresa responsável pelo Daedalus Mark 1, um jet pack que utiliza vários motores a jato em miniatura para realizar voos verticais (em pé).
Por centenas de anos, a humanidade tentou e falhou na construção de um prático jet pack comercial. Richard Browning teve sucesso em menos de 24 meses. E mais recentemente, aceitou o desafio de cruzar águas abertas vestindo seu traje voador para entregar uma carta.

Futuro das entregas?
Browning seguiu os passos do alemão Gerhard Zucker que, em 1934, lançou um foguete entregador de cartas para a Ilha de Wight, no sul da Inglaterra. Na época, a tentativa fracassou mas agora, 85 anos depois, Richard Browning atravessou a distância de 1,3 km — o percurso mais longo que ele já voou — partindo de Hurst Castle, em Lymington, até Fort Albert, em Freshwater.
No vídeo divulgado pela BBC, Browning afirmou que tecnologias desse tipo são imprevisíveis mas revelou: “Tudo correu exatamente como eu desejava e esperava”.
Vídeo: Richard Browning voa 1,3 km para entregar uma carta
A mídia ama projetar essa imagem de um empresário milionário da alta tecnologia mas Browning não parece preocupado em ser o pioneiro de uma nova era de voos verticais ao estilo Homem de Ferro.
“Talvez estejamos à beira de um novo amanhecer na mobilidade humana, mas não vou perder meu tempo falando sobre isso”, disse ele em entrevista à Red Bull.
Browning afirma que o traje pode atingir uma altura de 6.000 metros. Há também uma “zona letal” (aproximadamente entre 10 a 200 metros do solo) onde você estaria alto demais para sobreviver a uma queda ou baixo demais para abrir um paraquedas.
Vídeo com destaques da Gravity Industries (2018)
Atualmente, a Gravity Industries tem patentes em andamento, investe no aperfeiçoamento de seu produto e na realização de treinamentos para capacitar interessados no voo vertical.
Desde o lançamento da invenção, a empresa já realizou mais de 60 eventos em 20 países, incluindo quatro palestras TED, e desperta a atenção de investidores e milhões de pessoas em todo o mundo.
No futuro próximo, a tecnologia de voo vertical criada por Browning poderá se tornar parte do cotidiano humano, sendo utilizada em buscas e resgates, mobilidade tática, e-commerce, entretenimento, entre outras aplicações.