Categories: Dinheiro

Gosta de filmes e séries? Como economizar com serviços de streaming

Segundo levantamento realizado pela empresa de Consultoria e Investigação de Mercado BB – Business Bureau, o país dispõe de 79 serviços de streaming – entre pagos e gratuitos – e 139 canais ao vivo. Juntos eles oferecem mais de 72 mil filmes e 12 mil séries.

A mesma pesquisa apontou que, no Brasil, a Netflix é 4,5 vezes maior que o Globoplay, plataforma da TV Globo que ocupa o segundo lugar no ranking de maior popularidade entre serviços de “TV paga”. A gigante dos vídeos online tem 18% de participação de mercado, enquanto a rival tem apenas 4%, no momento.

Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Globoplay, Apple TV+ (em breve)… Com tanto conteúdo disputando a atenção do espectador, é comum que as pessoas assinem mais de um serviço por mês. E isso está inflando os gastos com serviços de streaming de vídeo.

Especialistas apontam que, com o acúmulo dos serviços de streaming, no futuro próximo, serviços menores tendem a ser absorvidos por serviços que lideram o mercado. Por um lado, o consumidor ganha com a variedade de conteúdos à disposição mas também é prejudicado por ter de gastar com diversas plataformas, além da dificuldade cada vez maior de escolha do que assistir.

Aumento da pirataria de filmes e séries online

Ainda segundo o levantamento, 30% das famílias latino-americanas conectadas à internet que assistem filmes, séries ou eventos online fazem isso de maneira irregular. O Chile é o país mais afetado, com 38% das famílias/lares conectadas no país adotando plataformas ilegais para ver vídeo online.

Em geral, na pirataria de filmes, séries de TV e transmissões ao vivo irregulares, para assistir online (legal ou ilegalmente), o dispositivo mais usado é o PC (desktop ou laptop).

Dicas para reduzir os gastos com streaming

  • Observe seus hábitos e assine apenas o que for necessário;
  • Serviços de streaming devem ser incluídos no orçamento mensal destinado a lazer e não deve comprometer o orçamento mensal;
  • Há planos que dão direito a mais acessos ou dispositivos. Com isso, uma opção é dividir a conta em grupo de amigos ou familiares para reduzir o custo;
  • Como alternativa, há serviços gratuitos que oferecem clássicos do cinema nacional e/ou internacional, além de conteúdos de qualidade segmentados por cultura, idioma e estilo de vida;
  • Algumas operadoras de TV a cabo ou provedoras de internet oferecem pacotes já com alguns canais e serviços de streaming inclusos. Vale a pena pesquisar bastante antes de adquirir.

Via Streaminds

Hotminds

View Comments

Recent Posts

Festival Livre Leve Live 2021 promove bem-estar através da Internet

Lançado em setembro de 2020, em Goiânia, a 1ª edição do Festival Livre Leve Live…

3 anos ago

Transformação digital: Por que devemos nos preocupar mais com segurança online

Qual foi a última vez que você atualizou suas senhas online? Acompanhando de forma criteriosa…

4 anos ago

20 tendências para marketing e negócios na Internet em 2020

O ano de 2020 chega com muitas tendências no universo digital para empreendedores, empresas e…

5 anos ago

Metade de mim é coragem e a outra é ação

Por que você espera para fazer aquela viagem extraordinária? Por que você ainda não conquistou…

5 anos ago

É o momento de investir nas pessoas

Trecho da apresentação de Fabiana Tabaczenski no Hotminds Open Talks "Repensar & Empreender" (2017)

5 anos ago

A Educação Proibida: Um filme para inspirar o futuro da Educação

 Neste 12 de Outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, vale…

5 anos ago