A Era 4.0 é um momento histórico em que o avanço da tecnologia intensifica a velocidade com que as mudanças acontecem. Para se ter uma ideia da velocidade dessas mudanças, pela lei de Moore, a capacidade de um computador dobra a cada dois anos! E conseguir acompanhar todas essas mudanças é o maior desafio de qualquer profissional nos dias de hoje, independente de sua área, setor, segmento ou nicho.
No mundo do trabalho fica mais visível perceber o impacto dessas mudanças com a propagação de sistemas automatizados, de softwares programados para avaliar grandes volumes de dados e de máquinas para atuar em tarefas repetitivas e previsíveis.
De um lado, temos as maiores taxas de desemprego da história formada por profissionais que não conseguem se recolocar no mercado, na maioria das vezes, por não terem se desenvolvido em termos técnicos e comportamentais para atuar na realidade 4.0.
Para os próximos anos, a estimativa é de que 50 milhões de pessoas percam seus empregos para robôs.
Segundo uma pesquisa da ManpowerGroup realizada em 2018, em 43 países, 34% dos empregadores brasileiros relatam ser seu maior desafio encontrar profissionais adaptados para atuar nessa nova realidade. A média mundial chega a 52% a ponto de já se falar de uma verdadeira epidemia de escassez de talentos.
O principal ponto é: não resistir à mudança. O avanço da tecnologia é irreversível e continuará gerando transformações. Isso significa que você tem 03 opções:
1. lidar com as mudanças a medida que elas acontecem (o que pode significar encarar um período de desemprego),
2. Se adaptar às novas demandas do mercado ou
3. Se aproveitar do que a realidade 4.0 oferece para recriar sua realidade, se tornar um protagonista da sua carreira e se tornar um talento concorrido no novo mercado de trabalho.
1. Plano de Carreira: a Era 4.0 é marcada pela imprevisibilidade e por múltiplas possibilidades. Isso dificulta fazer planejamentos e escolhas. Mas, não significa deixar de agir estrategicamente.
Exatamente porque existem várias alternativas de caminhos, é tão importante definir um plano de carreira para que você não se perca, mantenha o foco no que é importante para você e sirva como um direcionador de longo prazo na definição de escolhas de curto prazo.
A intenção não é que o plano de carreira seja um documento com um passo a passo rígido, mas que cumpra a função de um ajustador de rota à medida que as mudanças forem aparecendo e as oportunidades sendo construídas.
2. Habilidades do futuro: a única forma de não sermos substituídos por um robô é não agir como um. Nunca foi tão importante resgatar nossa essência humana, principalmente para garantir nossa empregabilidade. Prova disso foi apresentado pela pesquisa da Page Personnel que revelou que 9 em cada 10 profissionais são contratados por capacidades técnicas, mas demitidos por questões comportamentais e humanas.
Sim, não existe nada mais complexo do que lidar com seres humanos. Mas, todas as possibilidades do futuro apontam para a necessidade de se redescobrir a efetividade do relacionamento humano para se cocriar soluções inovadoras e muito maiores do que as construídas por indivíduos isolados.
3. Resultados Exponenciais: se as mudanças acontecem em velocidade crescente, os profissionais são pressionados a gerar resultados cada vez mais expressivos. Para manter esse padrão de resposta sem fugir do humanamente possível em um dia de 24h é preciso fazer uma verdadeira revisão de mentalidade para conseguir pensar fora da caixa e gerar resultados de impacto exponencial.
O ponto central está em revisar o uso que fazemos do nosso tempo para navegar em diferentes áreas, conviver com pessoas de perfis diversos e complementares aos nossos, e viver experiências que ampliem nossa visão de mundo.
Ao decidir por construir um Plano de Carreira 4.0, desenvolver as Habilidades do Futuro e aprender como se gera Resultados Exponenciais, você irá se permitir fazer parte da mudança e construir uma carreira à prova de crises existenciais e transformações digitais.
Experimente se transformar em um Profissional do Futuro!
Lançado em setembro de 2020, em Goiânia, a 1ª edição do Festival Livre Leve Live…
Qual foi a última vez que você atualizou suas senhas online? Acompanhando de forma criteriosa…
O ano de 2020 chega com muitas tendências no universo digital para empreendedores, empresas e…
Por que você espera para fazer aquela viagem extraordinária? Por que você ainda não conquistou…
Trecho da apresentação de Fabiana Tabaczenski no Hotminds Open Talks "Repensar & Empreender" (2017)
Neste 12 de Outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, vale…